Dano e Escudo

 

Dano e escudo

Apesar das batalhas com Axie Infinity possam parecer básicas à primeira vista, há muito mais acontecendo para ser entendido para se evoluir no jogo.  Depois dos primeiros jogos, é comum você se perguntar como pode alguns ataques causar mais dano do que outros?

 Abaixo, preparamos um guia de combate avançado, mas explicado da forma mais simples possível.

Calculando o Dano

Existem algumas variáveis ​​que afetam a quantidade de dano que seus Axies causam em cada ataque:

  • Vantagens de classe
  • Ataques combinados
  • Axies e cartas de ataque da mesma classe
  • Ataques Críticos
  • O escudo do Axie defensor

Vantagens de Classe

As vantagens da classe Axie são baseadas no antigo jogo de “Pedra, Papel, Tesoura”.  Cada classe no Axie Infinity tem bônus de dano de 15%, e outras classes que recebem um bônus contra ela. Para saber mais sobre as classes, acesse o nosso guia para iniciantes

A coisa mais importante a notar sobre obônus de dano é que ele é baseado na classe da carta de ataque e na classe corporal de defesa do Axie.  A classe corporal do Axie atacante não entra no bônus, mas terá seus efeitos nas seções posteriores.

Observe também que o bônus pode funcionar nos dois sentidos, conforme os exemplos abaixo:

Exemplos de bônus RPS:

  • Uma carta de ataque de beast atacando um axie da classe de plant.

A carta, por ser da classe beast, tem uma vantagem sobre o defensor da classe plant, então ela recebe um bônus de 15% de dano adicional.

  • Uma carta de ataque aquatic atacando um axie do corpo da plant.

O ataque da carta aquatic causa 15% menos dano, pois o defensor da planta tem vantagem sobre as partes de aquatic.

  • Uma carta de ataque de bird atacando um axie de corpo aquatic.

Bird e aquatic são neutros (nenhum tem vantagem), então o ataque causará o dano básico.

Ataques combinados

Ataques combinados são quando um axie ataca com duas ou mais cartas na mesma rodada. Combos irão adicionar um pouco de dano extra com base na habilidade (skill) do axie que estiver jogando o combo. Quanto maior a habilidade, mais dano bônus.

A fórmula para calcular o dano combo é: (ataque * skill) / 500

Exemplo de combinação:

Um aquatic com 35 de habilidade joga duas cartas: Hare (120 de dano) e Hungry Bird (110).

35 * 120 = 4200/500 = 8,4
Hare receberá cerca de 8 bônus de dano, pois foi jogada com outra carta.

35 * 110 = 3850/500 = 7,7
Hungry Bird receberá aproximadamente 8 de dano, pois foi jogada com outra carta

Detalhes sobre o aaque combinado:

  • A fórmula foi deduzida através de testes práticos, e os valores são bastante aproximados, apesar de não serem exatos. Pode haver variações decimais s e arredondamentos.
  • Jogar mais cartas em um combo NÃO aumenta o bônus do combo. A fórmula é a mesma para cada carta jogada, seja uma combinação de 2, 3 ou 4 cartas

Axies e cartas de ataque da mesma classe

Outra variável no cálculo do dano é se o axie atacante está usando uma carta que é da mesma classe de seu corpo. Por exemplo, uma besta que tem Imp ou Goda.

As duas habilidades nos círculos vermelhos recebem o “mesmo bônus de classe”

Quaisquer ataques que tenham a mesma classe de carta de ataque que a classe corporal terão um bônus de 15%. Por exemplo, Imp (110 de dano base) em uma besta causará 126 de dano.

Ataques Críticos

Ataques críticos são aleatórios, então não os entraremos em muitos detalhes sobre eles.  O mais importante a saber é que a chance de cada axie de realizar um ataque crítico é baseada em sua moral. Quanto mais alta for, maior será a chance de acertar um golpe crítico.

Um ataque crítico causa 200% de dano base ao axie defensor.

O Axie de defesa tem escudo?

A última peça do quebra-cabeça de combate é se o axie defensor tem algum escudo. Caso contrário, cada ataque (mais bônus) vai reduzir diretamente o atributo health do defensor.

Se o axie tiver algum escudo, o axie de ataque tirará o escudo até que ele desapareça e, em seguida, começará a tirar health. Existem alguns debuffs que podem ignorar o escudo para um ataque. Você pode conferir a explicação detalhada de cada modificador neste guia.

Exemplo de escudo:

Se um axie defensor tem 80 de escudo e um axie o ataca causando 100 de dano, o defensor perderá seu escudo de 80 e também 20 de health.

Calculando escudo

Existem dois bônus diferentes que podem adicionar escudos extras para os defensores:

  • Bônus na mesma classe
  • Bônus de encadeamento (chain)

Bônus de escudo na mesma classe

Este bônus para escudo é semelhante ao bônus de classe utilizado nos ataques. Para cada parte de defesa que você jogar que seja da mesma classe do corpo de defesa, ela receberá um bônus de 15%.

Exemplos de bônus de escudo da mesma classe:

Você está defendendo com um tanque de planta e joga Hermit (carta de água) e Carrot (carta de planta). Apenas a Carrot receberá o bônus de 15%, pois a carta corresponde à classe planta do corpo do axie.

Os 3 movimentos da planta em vermelho receberão um bônus de escudo de 15% quando jogados.

Uma planta joga Hermit (escudo de base 100 – carta de água) e Carrot (escudo de base de 40 – carta de planta). O escudo base total é 140. A Carrot recebe um bônus de 15%, pois é uma carta de planta jogada por um axie planta, e seu escudo se torna 46. Assim, o escudo total do axie será 146.

Bônus de encadeamento (chain)

Encadeamento é quando dois ou mais axies jogam a mesma classe de cartas em uma rodada. A classe dos axies em si não importa para o encadeamento. Por exemplo, um axie aquatic joga Beech (carta planta) e um axie bug joga Shiitake (carta planta). Eles formam uma cadeia (a chain) e recebem um bônus de escudo de cerca de 5-6%.

Dois axies jogando a mesma classe de cartas para formar uma cadeia (chain).

Exemplo de bônus em cadeia:

  • Axie 1 joga Carrot (planta) e Hermit (aquatic)
  • Axie 2 joga Shiitake (planta) e Tiny Dino (réptil)

Carrot (escudo de 40 bases) e Shiitake (escudo de 40 bases) são ambos de planta, então eles recebem o Bônus de Corrente (in a chain).  Hermit e Tiny Dino não têm nenhuma outra carta de sua classe jogada, então eles mantêm seu escudo básico.

Axie 1 – Carrot (42 escudo após o aumento do bônus) + Hermit (escudo 100 base) = 142 escudo total
Axie 2 – Shiitake (42 escudo após aumento do bônus) + Tiny Dino (escudo 80 base) = total 122 escudo

Juntando tudo

Acabamos de cobrir muitos bônus diferentes e alguns cálculos diferentes. Se você é iniciante no Axie Infinity, pode parecer um pouco confuso no início, mas não se assuste, pois com o tempo tudo vai ficando mais claro. É mais importante que você saiba identificar as sinergias e bônus de ataque e defesa, do que decorar cada fórmula de cálculo propriamente dita.

Lembrando que os bônus presentes no jogo se acumulam, ou seja, você consegue acumular em uma jogada o bônus da carta contra a classe, o bônus do encadeamento etc

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